"O saber tem que estar sempre servindo à autonomia e à autodeterminação do homem.
Precisamos desqualificar o saber que não ajuda à lucidez emancipatória."
Warat


segunda-feira, 22 de março de 2010

Recepção CEUT

Em um dado momento de nossas vidas chega a hora de prestar vestibular. Aí nós escolhemos o curso de Direito e por que fazemos esta opção? Você sabe o que é Direito, além das normas quebuscam resolver conflitos e alcançar a paz social?

E como fazer Direito? Como se organizar? Para refletir sobre estes questionamentos é que nos dias 22 e 23 de Fevereiro o Mandacaru juntamente com a Coordenação do Curso de Direito do CEUT, realizaram a "Recepção CEUT'' que contou com pessoas incríveis para dialogarmossobre tudo isso. O professor Nelson Juliano (UFPI), e o professor Jarbas Avelino (CEUT) nos fizeram refletir, repensar e buscar a resposta para a pergunta "O que é Direito?". Sobre "Como fazer Direito" contamos com a presença do professor Marcos Cardoso (Coordenação de Direito CEUT), membros do Mandacaru (Lianna Nívia e Luana Elainy) e o Defensor Público Igo Sampaio que conversaram sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, fazendo um breve esboço acerca do caminho a percorrer durante a graduação.

_________________________
______________________
A idéia do evento foi apresentar aos calouros o ambiente universitário, aquele que não nos mostram quando entramos na faculdade. Sabemos que o tripé da universidade, como o próprio artigo 207 da nossa Constituição Federal diz, é o ensino, a pesquisa e a extensão. Contudo, por motivos que nem convém falar aqui, não agora, só nos apresentam o ensino, que data venia [:)] está em crise. E por que esta crise? Será falta de produção de conhecimento? E por que não há produção de conhecimento? Será se é por que os cursos jurídicos não têm tradição de pesquisa e extensão? Será?
____________________

_______________
Os calouros chegam perdidinhos na faculdade, sem saber a quem procurar, como resolver certos problemas, então surge a pergunta "Como se organizar?" e sobre isso convidamos a diretoria da Faculdade para falar sobre a estrutura, as direções... e o aluno do curso de Direito Luiz Mário para nos falar sobre Diretório Central dos Estudante -DCE, o que é, qual sua importância, suas atribuições, e o membro do Mandacaru, Sávio Martins para falar sobre o que é Centro Acadêmico -C.A.

E pra encerrar com chave de ouro um talk show, onde o direito foi dialogado sem muitas formalidades e com liberdade. Para tanto, convidamos Marcelo Mascarenhas, Germano Lúcio (CEUT), Shara Jane, Andros Renquel (um dos fundadores do Projeto Mandacaru). O debate foi muito instigante! O evento todo foi enriquecedor! :) Próximo semestre tem mais!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário