"O saber tem que estar sempre servindo à autonomia e à autodeterminação do homem.
Precisamos desqualificar o saber que não ajuda à lucidez emancipatória."
Warat


terça-feira, 9 de março de 2010

O que é o Projeto Mandacaru?

É uma entidade civil sem fins lucrativos, criada e gerida pelos estudantes de Direito do Centro de Ensino Unificado de Teresina, tendo total autonomia. Trata-se de uma Extensão Universitária que presta Assessoria Jurídica Popular as comunidades sendo um elo entre os alunos desta IES e a sociedade, através de atividades de Extensão relacionadas ao Direito, em suas diversas modalidades: serviços, cursos e eventos.

Assim, este vínculo é realizado em um processo educativo, cultural e científico que trabalha o ensino e a pesquisa de forma indissociável. É um aprendizado mútuo, onde o acadêmico e a comunidade se relacionam de forma democrática, sem hierarquia.


E o que é Assessoria Jurídica Popular?

A Assessoria Jurídica Popular é uma forma de serviço legal e inovador que possibilita o acesso mais democrático a Justiça, criando novos métodos para solucionar a problemática do acesso a justiça.

Fundamenta o seu trabalho de forma mais democrática, humana, voltando-se para a coletividade, fazendo com que a população tenha uma participação mais efetiva, e por fim a cidadania.

Esse movimento inovador constrói um trabalho conjunto com a comunidade, por meio da educação e conscientização, despertando a cidadania em cada um.


Princípios Básicos do Projeto

Não ao Assistencialismo


Ao escutarmos a palavra assistencialismo pressupõe em proteção, amparo, criando um sentido de dependência, hierarquia. Desta forma denota-se que ações assistenciais são aquelas onde ajudamos aos que não podem defender-se por falta de meios econômicos.
Como dito anteriormente cria-se uma dependência, uma hierarquia, fazendo que o assistido sempre se mantenha nesse patamar, jamais como protagonista na efetivação de seus Direitos.


Indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão


A aprendizagem universitária, nos moldes que temos hoje, está edificada somente no ensino, e este se faz de forma extremamente tecnicista, visando apenas a formar “profissionais”, deixando de lado a pesquisa e a extensão.


No Mandacaru trabalhamos com o tripé fundante da aprendizagem universitária (ensino, pesquisa e extensão) de forma indissociável, onde, para uma atividade numa comunidade (extensão), antes de qualquer ação devemos conhecer a sua realidade, suas demandas e buscar alternativas (pesquisa), e por fim nos capacitarmos (ensino) para conseguir manter um diálogo e uma argumentação consistente no caminhar do trabalho.


Interdisciplinaridade


Através da interdisciplinaridade podemos aproximar os diversos conhecimentos científicos relacionando-os com a sociedade que vivemos. Ao atuarmos em um meio social se faz necessário a busca de novos saberes, os que estão fora da sala de aula proporcionada pelas instituições de ensino. Durante o desenrolar do trabalho interagimos com os saberes da filosofia, pedagogia, política, sociologia e entre outras áreas, relacionando-se com o saber jurídico.


Autonomia Acadêmica


O centro deve ser tocado pelos acadêmicos que compõe o mesmo, tendo total autonomia. Apesar de conter professores orientando, apoios com outras entidades do gênero, as suas decisões serão fruto unicamente dos alunos que compõe o projeto.

3 comentários:

  1. Obaaa! Boas vindas ao nosso novo blog! Com ele poderemos ampliar os nossos debates, romper ainda mais as barreiras dos muros da faculdade, dialogar e fortalecer a nossa democracia em busca da tão sonhada justiça social! Sejam todos bem vindos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Não conheço, ainda, as ações do Mandacaru, mas a idéia é maravilhosa, principalmente por partir dos alunos e não ser nem de longe jogada de marketing da faculdade.

    ResponderExcluir
  3. Camila Pereira Pontes10 de março de 2011 às 14:16

    Sou concluinte do curso de Direito,na UNESC-Campina Grande.Estou fazendo minha monografia,sobre o caso de Pocinhos.Localizei na internet um trabalho sobre "Assessoria juridica popular e a dos movimentos sociais".Gostaria de citar o referido trabalho em minha monografia.Ocorre que não estou conseguindo imprimi-lo.Voces poderiam me enviar uma copia do trabalho por e-mail?
    aquiri48@gmail.com/camila_ppontes@hotmail.com.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir